Uruguay - Montevideo Portal - Noticias Destacadas

Dilma lidera com 49% dos votos; Aécio tem 43%

Details

Rio de Janeiro. Na véspera do segundo turno das eleições 2014, a última pesquisa Ibope divulgada ontem indica novamente a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) à frente do senador Aécio Neves (PSDB) na corrida à Presidência da República. No entanto, a vantagem que já foi de oito pontos percentuais caiu para seis.

A presidente aparece com 49% das intenções de votos totais e o tucano soma 43%. Os brancos e nulos são 5%, e os eleitores indecisos totalizam 3%. Na última pesquisa do instituto, divulgada na última quinta-feira (23), Dilma tinha 49% da preferência do eleitorado e o tucano somava 41%.

Considerando apenas os votos válidos, os quais excluem da amostra os votos brancos, os nulos e os eleitores que se declaram indecisos, Dilma oscilou de 53% para 52% enquanto Aécio oscilou de 47% para 48%. Na pesquisa da semana passada, Aécio tinha 51% dos votos válidos contra 49% de Dilma.

Análise por regiões

Avaliando o desempenho por regiões, Aécio teve alguma recuperação no Sudeste, no Sul e no Norte/Centro-Oeste. No Sudeste, Aécio subiu de 47% para 50% das intenções de voto enquanto Dilma manteve 39%. No Sul, Aécio oscilou de 45% para 47% enquanto Dilma caiu de 46% para 43%.

No Norte/Centro-Oeste, Aécio subiu de 45% para 48% enquanto Dilma oscilou de 47% para 45%. No Nordeste, Dilma manteve 68% das intenções de voto enquanto Aécio oscilou de 26% para 27%.

Cerca de 46% dos eleitores disseram ao Ibope que votariam em Dilma com certeza e 14% informaram que talvez escolhessem a petista. Já no caso de Aécio, para 41% dos pesquisados, ele seria o único candidato em que votariam e 16% disseram que poderiam votar nele.

Rejeição

A sondagem de ontem mostra, ainda, que o índice de rejeição do candidato tucano é maior do que o da presidente. De acordo com o instituto, 41% dos entrevistados disseram que não votariam em Aécio de jeito nenhum. Por outro lado, 38% dos eleitores disseram não ter a intenção de votar em Dilma.

No levantamento anterior, 42% não votariam em Aécio Neves e 46% não votariam em Dilma Rousseff.

A pesquisa Ibope/Estadão/TV Globo entrevistou 3.010 eleitores entre 24 e 25 de setembro em 206 municípios de todo o País. A margem de erro máxima é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos, em um nível de confiança estimado de 95%. Ou seja, se fossem feitas 100 pesquisas idênticas a esta, 95 deveriam apresentar resultados dentro da margem de erro. A pesquisa foi registrada na Justiça eleitoral com o número BR-01195/2014.

Expectativas

Na véspera da votação, o ministro-chefe da Casa Civil, Aloizio Mercadante, afirmou ontem que as perspectivas para a candidatura petista são boas diante dos números apontados nas últimas pesquisas, mas que é preciso aguardar os resultados das urnas. "A expectativa é muito boa. Mas a gente tem que ter humildade e pé no chão até o momento. Vamos esperar o resultado de amanhã (hoje)", disse.

Cercado por um grupo de apoiadores no Rio, na manhã de ontem, Aécio Neves demonstrou otimismo quanto a um vitória. "É isso (apoio) que estou vendo no País inteiro. Nós vamos ganhar a eleição".

as

Read more http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/nacional/dilma-lidera-com-49-dos-votos-aecio-tem-43-1.1134898

   
© WORLD NEWS